WICCA


gifs-wicca-pentagrama-a&e



Espaço dedicado à Wicca

Conheça melhor a Wicca, orações wicca, rituais e feitiços wicca, celebrações wicca, artigos sobre a wicca…

WICCA:

Wych em saxão e Wicce em inglês arcaico significam "girar, dobrar, moldar". Uma palavra radical indo-européia ainda mais antiga, Wic, ou Weik, também significa "dobrar ou moldar". A palavra "Witch" também pode ter a origem na antiga raiz germânica Wit – Saber. A palavra "Wicca", que tem a mesma raiz que "Witch" - vem do inglês antigo "wicce", proveniente da raiz saxônica "wic'" e hoje está relacionada com religião e magia. Assim: Wicca era uma palavra do Inglês Antigo (pronunciava-se 'witcha') que significava homem sábio ou xamã sendo ‘wicce’ a forma feminina.

A Wicca surgiu no período Neolítico, em várias regiões da Europa, onde hoje se localiza a Irlanda, Inglaterra, País de Gales, Escócia, indo até o Sudoeste da Itália e a região da Britânia na França. Quando os Celtas invadiram a Europa, quase mil anos antes de Cristo, trouxeram suas próprias crenças, que, ao se misturarem às crenças da população local, originaram o sistema que deu nascimento à Wicca. Foi somente na Idade Média que a Bruxaria foi relegada às sombras com o domínio da Igreja Católica e a criação da Inquisição, cujo objetivo era eliminar de vez as antigas crenças.

A religião Wicca ressurgiu com o bruxo inglês Gerald B. Gardner que impulsionou o renascimento do culto, com o nome de Wicca, juntamente com outros bruxos e bruxas, em meados dos anos 40 e 50. Após a revogação da última lei britânica sobre bruxaria, em 1954 elelançou o livro “Bruxaria Hoje”, considerado um marco para o renascimento do paganismo mundial. Ele alegou que: a religião, na qual ele fora iniciado, era uma sobrevivente moderna de uma antiga religião da bruxaria, que tinha existido em segredo durante centenas de anos, originária do Paganismo pré-cristão da Europa. A Wicca é, assim, às vezes referida como a Velha Religião, ou a Nova Religião dos Velhos Deuses.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

MENSAGEM DA MESTRA KUAN YIN

Mensagem da Mestra Kuan Yin

A Evolução

A evolução é necessariamente composta de muitas etapas. A princípio o indivíduo se mantém preso a seus próprios limites, alargando-os à medida que aprende a compreendê-los.

Pouco a pouco, como alguém por muitos séculos retido em uma caverna escura, o indivíduo percebe que fora de seu pequeno mundo existe luz, calor, outros como ele com quem poderá se comunicar, de quem poderá aprender e a quem poderá ensinar, responsabilidade, liberdade.

Porém seu pequeno círculo é seguro. Lá ele se move à vontade, lá ele sabe o que pode encontrar. Aprendeu a lidar com as situações que se lhe apresentam neste espaço.

Precisará de muita determinação e coragem para dar o passo que o levará, não para fora, mas para dentro de si mesmo e simultaneamente na compreensão real de quem é, à união com o mundo.

Quando compreender esta verdade não só a nível da razão como da vivência, iniciará o processo de transcendência de si mesmo que o levará à transmutação do micro em macro, do indivíduo no Todo.

Exercício:

Olhe ao seu redor. Perceba a terra viva que lhe sorri, recém orvalhada pela chuva que a refrescou. Veja como a terra se abre para deixar surgir uma pequena porção de verde que se projeta em direção ao sol, as folhas quase prateadas pela energia que as preenche. Esse verde tenro, amoroso, envolve tudo como um manto de frescor, dando um novo sentido à existência. Em meio ao verde, algo acontece. Na magia da vida, a magia da flor. Ela chega fechada, seu fulgor oculto, ciosa de seu conteúdo. Sob o calor de um raio de luz, se revela. Desabrocha seu perfume e o partilha generosamente com o branco das pétalas, o vermelho arroxeado da terra, o verde prateado de suas folhas, o azul cristalino do céu, o esplendor dourado do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário